Comportamento

Qual é o meu propósito de vida? Como encontrá-lo?

Descubra qual é o seu real propósito e atinja a plenitude em sua vida

Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê.

Mark Twain

Esta é uma pergunta universal, que gera uma verdadeira reflexão na humanidade por milhares e milhares de anos.

Qual é a minha missão na terra, o meu propósito de vida?

Durante a história da humanidade essa pergunta tentou ser respondida através de alguns meios como o desenvolvimento pessoal, na espiritualidade, meditação, religião, metafísica e até mesmo na ciência, principalmente para as pessoas que seguem a linha do niilismo e ateísmo.

Eu mesmo, durante minha infância, adolescência uma parte da minha vida adulta, já pesquisei bastante e li muito sobre o assunto. Nos nascemos, tomamos consciência de que somos seres únicos e procuramos um sentido que vá amenizar nossa estada no mundo e trazer uma resposta ao nascimento e a morte.

A resposta a questão, por mais simples que possa parecer é essa: nossa missão, nosso propósito de vida está relacionada com nossos valores, com o que acreditamos ser importante. É quando você transforma seus objetivos em algo de você que vai ficar para a posteridade, ou seja, alguma coisa que gere bastante valor para você, para quem você se importa e para o mundo.

Filosofias, doutrinas políticas e religiões sempre tendem a definir seu propósito como algo fixo e coletivo, porém isso é errado pois a cada geração os valores tendem a variar tendem a mudar, e até mesmo na mesma pessoa conforme vai amadurecendo e conhecendo mais do seu mundo. Coisas que ansiávamos no século XX não funcionam mais nesse novo século, o que você acreditava ser certo pode ser o errado que aprendeu a distinguir.

“o nosso propósito de vida é dinâmico, e pode mudar muitas vezes durante a vida”

É uma realização grande, que significa o momento em que você compreende como pode colaborar com o mundo, como será a sua entrega.

Como eu sei que estou vivendo meu propósito de vida?

Posso dizer com certeza que você estará pleno(a) de felicidade ao atingir seu propósito de vida quando o valor que você está entregando ao mundo retornar a você. Esse retorno é muito prazeroso e abstrato, pois cada pessoa se satisfaz de uma forma diferente.

Pode ser o reconhecimento de sua comunidade, um emprego na qual você está feliz, ganhando bem e ajudando seus amigos, a fundação de uma organização beneficente que gere resultados reais, etc

Uma coisa importante de salientar é que uma característica presente no ser humano dita que quando você atingir esse objetivo plenamente, sua satisfação e prazer tendem a diminuir e se você tiver energia suficiente, com certeza irá mirar em objetivos maiores e mais complexos de serem atingidos, pois temos uma busca eterna por desafios.

E se meu propósito não envolver outras pessoas?

Sim, não deixa de ser seu propósito. Definimos a questão do valor porque a aceitação do próximo é uma busca do ser humano, mas nada impede de você tenha prazer em somente viver da melhor forma possível, ser autossuficiente e colher os louros desse comportamento, mas são poucas as pessoas que conseguem viver por si mesmas.

Metas

Concluindo

Viva seu propósito, gere valor, tenha prazer em estar aqui na terra. Não procure motivos externos para sentir prazer pois essa satisfação vem de você encontrar seu propósito de vida na época em que está vivendo, que pode ser: palestrar, cantar, pintar, passar os seus conhecimentos as pessoas, se desenvolver espiritualmente, iniciar uma associação de ajuda mútua em sua comunidade para melhorar a vida de seu bairro ou até mesmo viver pelo prazer de viver e evoluir seu ser por sua conta de da forma como você acha melhor.

Se mesmo assim ainda estiver na dúvida, pode tentar realizar um teste que te dará um norte nessa questão clicando aqui:

Teste: como encontrar meu propósito de vida


Fonte de pesquisa:

  • livroThe Purpose Driven Life: What on Earth Am I Here For? por Rick Warren and Zondervan
  • livro The Life You Were Born to Live: A Guide to Finding Your Life Purpose por Dan Millman 
  • Livro Thinking On Purpose: A 15 Day Plan to a Smarter Life por Richard Bandler 

Imagens: Pixabay

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar