Pensa comigo: todo início de ano a gente faz umas promessas meio estranhas, né? Ler mais, entrar na academia, aprender um idioma novo… A minha, em janeiro, foi um pouco mais masoquista: decidi fazer uma maratona completa dos filmes do Yorgos Lanthimos. É, eu sei. E se você está pensando em fazer o mesmo, já te dou um conselho de amigo: não faça. 😉
Sério. Mergulhar de cabeça no universo desse cineasta grego é como entrar num pesadelo febril onde a lógica foi tirar férias e esqueceu de voltar. Um filme depois do outro, você passa por pais de família que mantêm os filhos isolados do mundo (Dente Canino), pessoas que precisam virar animais se não encontrarem um parceiro (O Lagosta) e adolescentes se vingando de cirurgiões com maldições gregas (O Sacrifício do Cervo Sagrado). Ao final da maratona, eu já não sabia mais diferenciar um diálogo normal de uma conversa bizarra e artificial. Tudo parecia… Lanthimos.
E por que eu tô te contando isso? Porque o mestre da estranheza está de volta. E eu, como bom fã que sou, já estou na primeira fila da ansiedade para ver “Bugonia”, o novo filme maluco dele.
Se você curtiu o sucesso absurdo de “Pobres Criaturas”, prepare-se, porque Lanthimos parece ter subido o nível da bizarrice. O filme, que já estreou lá fora com impressionantes 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, traz de volta a parceria de ouro com Emma Stone, ao lado do sempre ótimo Jesse Plemons, que conheci em Fargo e Breaking Bad. A estreia mundial rolou no prestigiado Festival de Veneza, e a boa notícia é que não vamos ter que esperar muito: o lançamento aqui no Brasil está marcado para 30 de outubro.
A trama? Ah, a trama é puro suco de Lanthimos. Inspirado num filme sul-coreano de 2003 chamado “Save the Green Planet”, “Bugonia” acompanha dois jovens que são completamente obcecados por teorias da conspiração. A paranoia é tanta que eles sequestram a CEO de uma grande empresa, convictos de que ela é uma alienígena disfarçada, prestes a destruir o planeta Terra.
É como se os roteiristas de Arquivo X tivessem tomado uns drinks com o Franz Kafka e decidido criar uma comédia. A premissa já entrega tudo: uma mistura de ficção científica, humor ácido e uma crítica social que, conhecendo o diretor, vai nos deixar desconfortáveis e pensativos por dias.
Além da dupla principal, o elenco ainda conta com nomes como Alicia Silverstone (sim, a Cher de As Patricinhas de Beverly Hills!), o que só deixa tudo mais intrigante. A promessa é de um filme que vai te fazer rir de nervoso, questionar a realidade e, claro, sair do cinema com aquela sensação de “o que foi que eu acabei de assistir?”.
Depois da minha maratona, eu jurei que precisava de um tempo do cinema dele. Mas quem eu quero enganar? Yorgos Lanthimos é como um vício: você sabe que vai te perturbar, mas não consegue resistir. Que venha “Bugonia” e mais uma dose cavalar de sua loucura cinematográfica.
Veja o Trailer do Filme:
Referências:
- Rotten Tomatoes – Bugonia First Reviews
- Deadline – Venice Film Festival Lineup
- IMDb – Save the Green Planet (2003)
Imagem:
- Foto: Getty Images