Uma técnica altamente produtiva, e inusitada, que aprendi para ler meus livros

É simples: ao mesmo tempo que está lendo o livro, ouça o audiobook

Handsome man sitting in the chair

Eu sou amante de livros. Minhas metas batem de 15 a 45 livros por ano, isso sem contar HQs e publicações online, mas confesso que tenho um problema sério com foco. Tem dias que quando estou no fim da página, me vejo voltando ao início para entender o que havia lido… Isso melhorou com o uso do Kindle, mas não tinha sumido por completo até o dia que aprendi essa maravilhosa técnica.

Lembro que vi essa técnica em um fórum de escritores. Realizei sem muito entusiasmo. Por incrível que possa parecer, foi como se eu tivesse tido uma iluminação divina! O prazer da leitura mudou completamente para mim. Além do foco, compreensão, a velocidade da leitura aumentou em muito, me fazendo terminar livros como “as 48 leis do poder” em horas ao invés de dias.

Qual é a técnica? É simples: ao mesmo tempo que está lendo o livro, ouça o audiobook! Não, não estou falando para optar por um ou outro ou alternar entre os dois, estou falando para fazer os dois simultaneamente.

Como e por que isso funciona? Mesmo para os escritores, que são leitores profissionais, cada um tinha um motivo em particular para que a mágica fizesse efeito. Os motivos para mim, foram os seguintes:

A leitura torna-se passiva

Sabe por que é mais fácil chegar em casa, preparar um café e ligar a Netflix que sentar e ler um livro? Porque ler é uma atividade ativa, que requer concentração e foco e precisamos colocar energia. Ler dar muito prazer, mas é cansativo. Mas se passar a ouvir um audiobook ao mesmo tempo, a leitura se torna passiva. Toda energia necessária virá do seu player de som, celular ou televisão, e sua ação será somente acompanhar o texto. É como assistir alguém lendo em uma palestra na faculdade.

Audiobooks sozinhos não funcionam

Eles são ótimos para ouvir na academia, correndo ou dirigindo. Salvam a minha vida em conjunto com os podcasts (que na verdade são audiobooks mais dinâmicos), mas temos que concordar que um livro é preenchido com grandes ideias em camadas, de tal forma que toda vez que você os lê tem um entendimento diferente da mensagem que está passando. Você pode assimilar todas essas nuances apenas ouvindo-os uma vez? É impossível, até porque a audição está competindo com o seu sentido principal, a visão. Ela é imperativa e com certeza irá desviar o seu foco. Ocupando a audição com a visão, você preenche essa área de distração, garantindo o seu foco.

Outra coisa: quando você está trabalhando com mais de uma mídia (audio, texto, video, etc) múltiplos sentidos são estimulados e você começa a compreender melhor o que está acontecendo no livro.

Você não pode marcar um audiobook com facilidade

Outra coisa, você precisa sublinhar e/ou fazer anotações das passagens mais importantes. É um processo tão natural  que até mesmo o kindle adotou em seus ebooks e os audiobooks não me permitem fazer isso. Mas quando você ouve um audiobook com o conteúdo escrito em mãos, consegue ter essa possibilidade.

O áudio desperta emoções

Um audiobook bem narrado faz a diferença na leitura (de preferência na voz do escritor). Um livro é composto de apenas palavras, e é por isso que as pessoas preferem assistir filmes em vez de ler.

O audiolivros não tem essa monotonia. O narrador traz emoções ao processo. Amor, tristeza, raiva, desdém, excitação, tristeza, sussurros, gritos e uma infinidade de emoções ficam mais intensas e evidentes na voz do narrador profissional. Essa carga emocional complementa nossa leitura.

Velocidade de leitura maior e tempo de conclusão definido

Quem usa kindle sabe que aquele tempo de leitura do sistema não é preciso. É baseado no número de páginas do livro em função de sua velocidade de leitura, mas alguns livros são mais densos, com mais palavras por página e mais ideias lançadas na trama, e alguns são menos densos. A maneira correta de julgar a duração de um livro é pela duração do áudio.

Um livro de 3 horas de duração, em 2x cai para uma hora e meia… Se você considerar as pausas para anotações e compreensão de algo mais complexo, no fim teremos duas horas de leitura. Outra coisa boa disso é que você pode reservar um tempo exato por dia para executar essa tarefa, e saberá exatamente que dia que o livro irá terminar.

No meu caso, costumo acelerar o livro em 1,5x. É uma boa velocidade para começar.

Mais fácil para os olhos

Se você lê muito, com o tempo seus olhos vão começar a reclamar. Até porque você já forçou os seus olhos durante todo dia e nessa hora eles precisam de descanso. Ouvir audiobooks ao mesmo tempo que ler me permite poupar meus olhos quando for necessário. Você pode fechar os olhos e ouvir atentamente, sentir a história, voltando a usar a visão quando precisar ver nomes mais difíceis ou até mesmo para pausar o áudio e fazer as sua valiosas anotações.

Para finalizar, desvantagens do processo

Tudo que é bom tem algum “porém”. O maior problema desta técnica é que você terá que adquirir a mesma mídia duas vezes, pois o livro escrito e o narrado são vendidos por empresas diferentes. Isso pode ser apaziguado de início porque já existem milhares de livros narrados no youtube, e a ferramenta ainda tem a possibilidade de aumentar a velocidade do áudio (a desvantagem de usar o youtube como leitor de audiobooks são as propagandas que constantemente irão lhe tirar do estado de flow).

Outra desvantagem da técnica se dá porque você perde a liberdade (mobilidade melhor falando) que ganha quando consome audiobooks: você terá que reservar aquela hora diária somente para essa leitura, não dá para arrumar a casa ou jogar um game no celular enquanto ouve o áudio pois sua atenção estará também no texto.

Então, o que você está esperando para testar essa técnica? Teste e me fale o que achou, se realmente foi bom para você!

Sair da versão mobile