7 Dicas para organizar e preservar seus calçados

Sim, adoramos calçados… É uma peça que nos acompanha a vida toda: na academia, para caminhar, para trabalhar, para correr, etc

Organizá-los pode dar trabalho na primeira vez, mas esse “carinho” com nossos acessórios facilita a vida, a  escolha rápida do que vestir e faz seus calçados durem mais.

01 – Organize com cuidado

Se for criar um lugar para organizar os calçados e tiver pouco espaço faça casulos, como os de armazenar vinhos. Eles podem ser confeccionados em madeira ou acrílico e colocados em um espaço que você já tem no guarda-roupas ou closet. Caso prefira prateleiras, não opte pelas inclinadas. Elas parecem mais bonitas quando estão ocupadas com sapatos novos. Mas, como o tempo os calçados entortam e começa a cair neste tipo de prateleira, derrubando os vizinhos. Além disso, prateleiras assim não economizam espaço.

Se couber mais de um par em cada prateleira ou casulo, organize os sapatos colocando sempre um pé na frente do outro, e não lado a lado. Além de visualizar melhor, você evita que os sapatos guardados na parte de trás fiquem esquecidos.

Se você tem pouco espaço para colocar prateleiras ou casulos, uma saída é comprar gavetas avulsas prontas ou encomendar em uma marcenaria. Se optar por madeira, podem ter tampa, pois o material absorve a umidade e não mofa os pares. Para facilitar a procura, faça uma gaveta de cada cor e separe os calçados por tipo dentro delas. Outra opção para falta de espaço são sapateiras penduradas atrás da porta.

Chinelos, sandálias rasteiras e tênis podem ser organizados em uma cesta. Coloque os pés com as solas viradas umas para as outras e em pé. Nunca faça isso com seus sapatos de couro ou que têm salto, pois podem ficar deformados.

02 – Nunca guarde os sapatos em caixas.

Mesmo aquelas transparentes, que facilitam a visualização, não são recomendadas. Mesmo com aberturas nas laterais, as elas impedem a ventilação e o mofo aparece.

03 – Limpe bem as solas e o interior dos sapatos antes de guardá-los.

Use um pano um pouco úmido -jamais molhado- para isso. Assim, você remove os resíduos da transpiração internamente e evita que a sujeira da sola contamine o armário todo.

04 – Livre-se dos odores

Para evitar odores, pegue uma meia velha de algodão (não pode ser de poliéster) e recheie com pedrinhas usadas em caixinhas para gatos (vendidas em pet shops) ou serragem do tipo “maravalha”. Isto vai absorver a umidade e o mau cheiro.

05 – Como guardar suas botas

Para guardar botas de cano alto sem que elas deformem, use uma garrafa de refrigerante vazia, muito bem lavada e seca. Coloque, mais ou menos, um palmo de pedrinhas para aquário dentro das garrafas e calce as botas nelas. Guarde-as sempre em pé, no armário, sob as roupas penduradas em cabides.

06 – Cuidados com o couro

Para hidratar calçados de couro, pegue uma esponja macia, umedeça e coloque quatro gotas de óleo de amêndoa ou linhaça. Passe por todo o calçado e após remova o excesso com uma flanela seca. Para finalizar polvilhe talco (uma colher de café para um sapato ou uma rasa de sopa para um par de botas de cano alto) e volte a lustrar com a flanela seca para dar brilho.

07 – Não use a máquina de lavar

Mesmo que sua máquina de lavar tenha o ciclo para tênis, evite esse tipo de limpeza. Reserve uma hora livre, coloque um jazz no som e com calma lave seus calçados na mão. Um pano úmido, uma escova de roupas para solado e uma escovinha de dentes para detalhes e tramas mais delicadas podem ser usados. Como é uma peça que não precisa de lavagens constantes eles valem a pena o seu cuidado

Seguindo essas 07 dicas seus calçados durarão por muito tempo e sempre estarão coloridos e com cheiro agradável.

Artigo também publicado em meu portal de notícias e em meu perfil no medium

Sair da versão mobile