Receita do Café Viril estilo Robert

Chega de frescuragem

Café da manhã militar

Esses dias fui na minha cafeteria favorita, o Starbucks. Pedi o café do dia. Como de costume falei que meu nome era Bolsonaro, para que quando o atendente gritasse que estava pronto houvesse aquela briga generalizada no salão dos apoiadores e da oposição.

Chegando o café, tive aquela decepção: o café deles está cada vez pior. Até os grãos que eu comprava desisti de adquirir, já que o tradicional Café Capital, em grão, está muito superior até mesmo ao que era imbatível, o Sumatra.

Então, chega de frescuragem, chega desses cafés pós-progressistas como café gelado, fraputino, com frutas, com suco de gabiroba misturado com gengibre… Vamos a receita do café estilo Robert, o mesmo servido no campo em operações militares, que eu mesmo fiscalizo antes de ser servido (eu tenho uma atenção redobrada pelo líquido sagrado):

Ingredientes (como o starbucks consegue cobrar 3 dólares por isso):

Equipamentos:

Modo de preparar:

Enquanto coloca a água para ferver no fogo do inferno estilo Mordor, coloque entre duas e três colheres de sopa de pó no coador para cada 200 ml de água. Se for um café vagabundo, como um tal de pimp* pode ser até quatro, mas no geral 2 transbordando já tá na ideia.

Se não souber quanto são 200 ml de água, é um copo daquele “engana bêbado”, ou dos que vem na geleia de mocotó (sei lá, com o preço das coisas ultimamente só tenho comprado geleia em caixinhas de papelão).

Quando a água ferver, mas ferver das bolhas baterem no teto, a derrame no coador por cima do pó em movimentos circulares (que deve estar em cima da garrafa térmica ou de outra panela). Cuidado para não deixar a água transbordar e não mexa no pó, evite a ansiedade de ficar ajudando a água a descer com uma colher… Deixe o processo ser o mais lento possível. Cuidado para não se queimar na panela, essa etapa é a mais tensa de todo o processo.

Sirva o café puro para as suas visitas. Elas vão ver você tomar sem açúcar e vão ficar constrangidas de pedir, mas se for o caso deixe uma vasilha em cima da mesa para que se sirvam se não conseguirem beber dessa forma, afinal, muitas pessoas não estão acostumadas a café forte de coador.

Em hipótese alguma ofereça adoçante, além de ser uma veneno para o organismo é moderno demais para nosso gosto.

Sair da versão mobile