Última atualização em 1 de junho de 2022
Antigamente as coisas eram melhores? Muitas pessoas vão dizer que sim, não porque o mundo era melhor, mas porque eram mais jovens. Quando você é novo geralmente tem menos responsabilidades e sua vida social é bem mais intensa, com muito mais amigos (escola, curso, crianças da vizinhança, etc) e muito tempo livre.
Nossa memória afetiva sempre nos engana. Um exemplo dessa afirmação é que não recomendo que você tenha a péssima ideia de assistir aquele clássico dos anos 80 que tanto gostava quando era adolescente (karatê kid, Embalos de Sábado À Noite, etc)… Salvo alguns filmes que ainda são , como Conan ou Robocop, a grande maioria das produções da época vão te decepcionar.
Na real, o mundo de antigamente era bem pior do que é hoje. Vivemos em uma época em que a maioria das coisas chegou ao limite físico da evolução e ansiamos por novas tecnologias e invenções.
Os diretos humanos estão se expandindo para países que antigamente eram dominados pelo terror, fome, doenças e guerras. Sim, as grandes guerras praticamente não existem mais, pois o que se vê atualmente são conflitos locais, principalmente nos países mais pobres.
Uma terceira guerra mundial é praticamente impossível de acontecer, todas as guerras entre superpotências foram encerradas por dois motivos.
O primeiro motivo é a globalização. Nações hoje em dia não encontram mais vantagens financeiras em dominar os territórios dos vizinhos mais fracos, até porque eles são mais lucrativos independentes que conquistados.
O segundo motivo é mais contraditório ainda: com o avanço das armas de guerra o homem chegou ao extremo de criar dispositivos que se forem usados em massa podem destruir todo o planeta, inclusive incinerando parte da atmosfera.
As armas nucleares trouxeram paz pois as grandes potências se deram conta de que uma guerra nos dias de hoje trará mais prejuízos a humanidade que vantagens, como ocorria no passado.
Hoje o nível de excelência e tão alto e a informação é tão democrática que as pessoas tem que se esforçar mais para se destacar em uma coisa, pois tudo está mais acessível para todo mundo. As pessoas estão tendo uma vida mais longa e mais saudável.
Quando eu era criança uma pessoa de 50 anos era considerada velha e acabada, mas atualmente quando chega nessa idade alguns homens e mulheres estão bem mais “conservados” que muitos jovens que não se cuidam.
Transplantes estão acessíveis, cirurgias plásticas e corretivas estão mais baratas e podem ser financiadas, e todo o conhecimento acumulado no mundo nesses mais de 20 séculos de escrita estão disponíveis dentro do bolso de qualquer pessoa ao custo de uma pequena conexão de internet.
Pense bastante nisso antes de falar novamente a frase “antigamente que era melhor”.