Antes de falar do sorvete, citarei como cheguei a informação. Tenho um velho amigo, velho em todos os sentidos, que apelidei de “Smurf Ranzinza”. Para quem nasceu nos anos 80/90 e assistiu ao desenho dos pequeninos azuis sabe que esse Smurf específico odiava tudo. Da mesma forma o meu amigo reclama de tudo e de todos.
Por exemplo, ele se identifica na política como de Centro, então reclama toda hora da esquerda, que os chama de ladrões, também da direita, que os define como opressores e reclama até do centro, que se refere a eles como “isentões”. Reclama do país, da sua família, da comida, enfim, adotou a reclamação como o seu modo de vida.
É por isso que quando ele veio me falar que comprou uma casquinha no McDonald’s e achou que ela estava com um sabor esquisito eu o ignorei, afinal, ele reclama de tudo. Nem conferi depois, pois para falar a verdade eu nem como esse tipo de alimento.
Não foi a minha surpresa quando li uma reportagem que afirma que realmente o McDonald’s não coloca mais sorvetes na casquinha… e sim uma obscura massa gelada (que eles dizem ser uma bebida láctea), para reduzir gastos 😢.
Segundo a rede de restaurantes:
“Os impostos estão entre as principais razões pelas quais a empresa deixou de vender sorvete e optou por efetuar essa alteração. Desse modo, com essa nova adaptação em seu cardápio, a empresa deverá pagar menos impostos a esse novo produto que está começando a comercializar.
A multinacional do fast-food acabava pagando taxas exorbitantes em relação ao produto tanto de O Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre (ICMS), quanto ao Programa de Integração Social (PIS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).”
Sobre o McDonald’s
O restaurante, que começou as suas atividades com a marca McDonald’s em 1955 na Califórnia, é a maior rede de fast food de hambúrguer do mundo e serve cerca de 70 milhões de clientes por dia, tendo quase 40mil lojas distribuídas em mais de 119 países.