O soldado vive grande parte de sua vida no campo. Seja em operações, treinamento ou instrução. Em muitos desses eventos, somos convocados na hora, não dando tempo de preparar nosso equipamento além do que mantemos já pronto para qualquer eventualidade. Na minha mochila de combate sempre tem material de limpeza da arma, faca de combate, kit de camuflagem, primeiros socorros e o indispensável PÓ DE CAFÉ.
Como nem sempre dispomos de um coador, e usar a meia não é uma boa opção por motivos óbvios, 😊 fazemos o café usando o que temos: fogo, lenha e o caneco de alumínio do cantil.
Então vamos a receita do viril café de soldado (ou café tropeiro):
O que você precisa?
- Uma vasilha, copo de metal ou chaleira;
- 30 gramas de pó de café da sua escolha (05 colheres de sopa);
- 290 mililitros de água (um copo de botequim de cerveja).
Modo de preparo:
Coloque a água em um recipiente que pode ir em uma fogueira e deixe esquentar.
Assim que a água começar a ferver, adicione o pó de café e mexa com ajuda de uma colher para não ficar com bolotas de pó no líquido. Se o pó for suave (fraco), pode colocar uma quantidade maior para ter um café forte.
Em seguida, acrescente de um a dois pedaços de brasa dentro da chaleira, junto com o a água e o pó café.
Quando todo o pó descer para o fundo da panela, pode se servir. Você também pode fazer em casa esse tipo de café, mas depois do fogão você terá que colocar a mistura em uma vasilha térmica, esperar o pó descer e depois servir com cuidado para não misturar o pó (não é muito prático, porque vai demorar bastante, e o café pode esfriar. O que pode ser feito e servir o líquido com uma concha).
Como isso funciona?
O café de soldado nada mais é que um café feito sem coador/filtro. É o pó de café é misturado com a água. O pó de café é separado da água pela brasa, que faz com a borra de café que está no topo desça para o fundo da panela pelo processo de decantação.