Última atualização em 20 de maio de 2021
A única coisa que tenho saudades da minha infância era do tempo livre que tinha disponível. Podia correr, brincar, dormir durante o dia e até conseguia sentir algo que sumiu da minha vida: o tédio! (nem sei mais o que significa isso).
Nesse período eu podia fazer aqueles cursos de língua com imersão, que realmente é a única forma de você aprender um idioma de forma plena. Imaginem um Árabe estudando português e vindo para o Brasil diretamente para o Rio Grande do Sul. O cara iria ficar totalmente perdido. Pior seria se viajasse para o nordeste, extremo norte… Talvez no Rio de Janeiro ele conseguisse entender alguma coisa de gíria, mas iria ter muito trabalho para dominar cada nuance do português em cada estado distinto desse país continental. A melhor maneira de aprender um novo idioma é por meio da imersão 24 horas nos sete dias da semana. IR para o lugar onde o idioma é falado e tentar conversar e conviver, ou seja, interagir com os habitantes locais.
Infelizmente atualmente eu não posso mais fazer as malas e me enfiar em um intercâmbio em um país estrangeiro para ter uma imersão e conseguir falar a língua em 100% , mas através da nossa amada Netflix (e de você também Prime, sua linda), finalmente consegui simular um ótimo ambiente estrangeiro em minha casa.
Preparando o ambiente com a Netflix
Vamos supor que eu desejo aprender o Mandarim. Tem muito material nesse idioma no canal de Streaming, filmes, séries, documentários, animações, etc para todos os gostos, desde romance a ação.
Você pode ir na seção de buscas e digitar a língua que quer experimentar: “mandarim”, “espanhol”, “inglês”, etc.
Se estiver no computador ainda tem o recurso de ir na tela de idiomas e legendas, onde você verá tudo o que o canal tem no idioma desejado.
https://www.netflix.com/browse/audio
Atualmente a Netflix tem conteúdo em 25 idiomas, incluindo mandarim, russo e urdu. Procure as produções do pais pretendido e não as que tenham uma faixa dublada, pois os atores falando na língua original do país soam mais naturais e até a cadencia da fala é mais adequada a realidade do país.
Níveis de dificuldade com legendas
Você pode misturar as línguas e legendas de várias maneiras diferentes de praticar.
No meu caso eu estou programando meu aprendizado em quatro níveis (já estou no nível dois quase indo para o três).
Nivel 1 – Criança
Assistir ao filme/série com o áudio em português e legendas em mandarim (para acostumar com a escrita estrangeira).
Nivel 2 – Padawan
Assistir ao filme/série com áudio em mandarim e com legendas português (mas prestando atenção ao idioma falado) .
Nivel 3 – Jedi
Assistir ao filme/serie com áudio e legendas em mandarim.
Nivel 4 – Lord Sith
Assistir ao filme/serie com áudio original e sem legendas.
Se você estiver fazendo seu estudo pelo computador, pode usar esta extensão do chrome:
Language Learning with Netflix
Que fará uma tradução lado a lado em seu idioma nativo e seu idioma de destino.
Para finalizar duas dicas:
Para melhorar a sua imersão, em seu perfil no computador você pode experimentar alterar a linguagem da Netflix e os menus, comandos e instruções irão ficar na linguagem que está estudando. Como você já conhece a interface da Netflix será mais fácil de se acostumar com os comandos no novo idioma (não se preocupe, isso só vai ser alterado em seu perfil, nos demais continuará a linguagem selecionada pela pessoa).
Procure produções da linguagem nativa. Felizmente Inglês tem material de sobra, e recomendo:
- Suburra: Blood on Rome para um bom italiano,
- Dark para treinar o Alemão,
- La Casa de Papel para Espanha,
- Lupin como ótima produção França e
- O Último Dragão para começar a se familiarizar com o espanhol falado no México.