Última atualização em 20 de maio de 2021
Durante um bom tempo da minha vida eu pratiquei um esporte meio inusitado, duas vezes por semana eu dava uma caminhada de 10 quilômetros pelos bairros do Rio de Janeiro.
O problema é que esse hábito foi iniciado em pleno verão e o grande tempo de exposição ao sol me rendeu algumas manchas na pele do rosto.
Como não sou nenhum viking, que ostentava as manchas no rosto pelas inúmeras navegações nos oceanos desconhecidos, eu fiz um tratamento com hidroquinona e a partir daqui eu tive que usar bastante filtro solar na pele do rosto.
Independente de estar manchado ou não, a proteção solar é imprescindível para combater o envelhecimento precoce e tem inúmeros benefícios.
Para minha pele tenho que usar o Filtro Solar com FPS (fator de proteção solar) acima de 30. Não existe problema em utilizar o seu protetor preferido para o corpo na face, mas o ideal é investir em um específico para essa região pois as fórmulas desenvolvidas para o corpo costumam ser mais gordurosas e ao serem aplicadas no rosto podem deixá-lo com aspecto gorduroso, e como eu tenho a pele bastante oleosa, esse aspecto fica mais evidente. Outro agravante é que o protetor para o corpo pode aumentar as chances do aparecimento de acne em pessoas que tem tendência a ter este tipo de problema na pele.
Os protetores que eu uso e índico são:
1 – Facial Neostrata Minesol Oil Control – Fps70
Meu predileto! A escolha dele é pelo “toque seco”, você passa na pele e ele desaparece quase imediatamente (alta absorção), não é gorduroso e permanece no meu rosto por umas 12 horas depois da aplicação. O único empecilho para a escolha desse como seu protetor pessoal é o preço, é bem caro, principalmente se você optar pelo produto com alguma fórmula especial, como o antienvelhecimento.
2 – Vichy Ideal Soleil Antibrilho – FPS 50
Escolhi esse creme por sorte. A marca estava fazendo uma promoção em que quem adquiria o produto levava grátis o protetor para o corpo FPS60 de 120 ml. Gostei muito do cheiro dele, bem agradável. Outra coisa interessante é que em sua fórmula ele tem um componente antibrilho, para as pessoas que tem a pele muito oleosa, ele vai quebrar aquele brilho excessivo, melhorando a aparência. O único porém em relação a ele é que é muito líquido, e isso faz ele acabar mais rapidamente.
3 – Protetor Solar Episol Homem FPS 45
Esse foi indicado pela minha dermatologista. Tem uma consistência boa e um toque bem seco. Permanece um bom tempo na pele, mas não é tão discreto no início do uso como os dois anteriores que citei. Pela embalagem ele é voltado para a pele masculina por isso não indico para as meninas, apesar de não saber ao certo qual a diferença pode haver. É o mais baratinho dos 03, por isso se a grana estiver curta, pode ir nesse sem medo.