Qual é a melhor posição para dormir?

De ladinho sempre é melhor

Casal Afro dormindo de conchinha

Dormir é uma arte. Leões conseguem dormir 20 horas por dia, ursos hibernam por sete meses e os pequeninos tardígrafos, uma das criaturas mais resistentes da natureza, já foram acordados pelos japoneses depois de mais de 30 anos dormindo em seu sono criptobiótico. Mas afinal de contas, qual é a melhor posição para dormir?

De ladinho sempre é melhor

Sim, de lado é a melhor posição para dormir. A noite ainda fica mais benéfica caso a pessoa durma virada para o lado esquerdo.

Se possível use um travesseiro confortável no pescoço, na altura do ombro, e coloque outro mais fino entre as pernas semiflexionadas. Desse modo, a coluna fica corretamente alinhada e dores nas costas e no pescoço são evitadas. Essa posição tem uma série de vantagens para a saúde e bem-estar, pois além de ajudar a ter uma boa noite de sono, auxilia o fluxo correto de várias funções do organismo.

Segundo estudos (adoro essa frase de impacto, mas são estudos reais, realizados pelas Universidades de Stony Brook e Rochester, nos Estados Unidos), dormir de lado é bom para o cérebro, pois beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central e favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos nocivos à saúde, garantindo o volume e a pressão sanguínea constantes e ajudando no melhor funcionamento do sistema imunológico.

Benefícios de deitar do lado esquerdo:

Para quem sofre desse mal, o refluxo e a azia noturna podem ser aliviadas dormindo-se nessa posição. Como o estômago normalmente está localizado do lado esquerdo do corpo, deitar deste lado dificulta a volta do ácido estomacal e previne que o mesmo atinja o esôfago, aliviando, assim, a azia e refluxo noturno.

Dormir virado para o lado esquerdo auxilia o sistema digestivo por facilita a movimentação dos alimentos do intestino para o cólon e acelerar a evacuação logo nas primeiras horas da manhã, e também ajuda no processo de produção de enzimas pelo pâncreas, as quais participam da digestão.

Há um estímulo da circulação sanguínea, por conta da baixa da pressão arterial, resultado da ação da gravidade, facilitando a circulação do sangue por meio da artéria aorta, pois a maior parte do coração está localizada neste lado do corpo.

Essa posição auxilia na eliminação de toxinas do organismo, pois contribui para o sistema linfático trabalhar de forma mais eficaz. Além disso, temos uma melhor circulação sanguínea, digestão e uma melhoria no fluxo da bílis.

Dormir para o lado esquerdo ajuda a aliviar o peso sobre a espinha dorsal, e isso ameniza as dores nas costas, especialmente quem tem dores crônicas na região.

Infelizmente nem todo mundo pode dormir nessa posição. Pessoas que possuem problemas cardíacos ou tiveram um derrame podem se beneficiar mais ao dormir do lado direito, pois assim, a frequência cardíaca e a pressão arterial serão reduzidas.

Barriga para cima

E se não consegue dormir em nenhuma destas posições, dormir de barriga para cima é uma solução. Para ter uma noite tranquila nesta posição é indicado usar dois travesseiros: um mais baixo, sob o pescoço, e outro por baixo dos joelhos, para não causar incômodo na lombar e alinhar a cabeça, pescoço e coluna no colchão, prevenindo qualquer tipo de incômodo.

Essa posição só é indicada para quem tem algum problema como dores, feridas no corpo ou está tratando rugas (o rosto não fica pressionado no travesseiro) mas tem como desvantagem o surgimento de dores na lombar, ronco e em algumas pessoas o desenvolvimento de apneia do sono, já que a língua tende a relaxar e deslizar para trás, dificultando a passagem de ar pela garganta.

Dormir de bruços

Mesmo que muitas pessoas adotem esta como sua posição predileta, na verdade, dormir de barriga para baixo é a posição mais prejudicial.

A coluna não fica ereta e não possui nenhum tipo de apoio (causando uma pressão nela), e o pescoço também fica desalinhado, uma vez que ele deve ficar virado para poder respirar, e assim, a pessoa às vezes acorda com o pescoço dolorido.

Mesmo não sendo muito indicada, essa posição pode amenizar roncos e sintomas da apneia do sono, assim como pode beneficiar pessoas com hérnia de disco ou doenças nessa região.

Para dormir de barriga para baixo devemos tomar alguns cuidados com o pescoço e a coluna:

Bônus: a Conchinha

Dormir junto nessa posição melhora às taxas hormonais, aumentando a oxitocina (hormônio liberado durante uma relação sexual e também responsável pelo bem-estar) e reduzindo o cortisol (o hormônio que ativa o estresse e deixa o corpo em alerta contra ameaças).

Essa diminuição do estresse ocorre porque dormir junto aumenta a sensação de segurança e proteção mútua do casal, e sendo assim o organismo não encontra mais a necessidade de produzir o cortisol, deixando ambos mais relaxados.

A oxitocina também auxilia no combate a inflamações e no funcionamento do sistema digestivo.

Como não é uma posição natural do corpo, o casal tende a se separar conforme o sono avança, mas mesmo que seja mantida apenas no início da noite, a posição já traz bastantes benefícios.

Mas nem tudo são flores: nessa posição quem “se ferra” é o homem, que geralmente é a pessoa que abraça. A pessoa na concha maior, tem um de seus braços pressionados na cama. Essa pressão pode gerar um bloqueio no nervo radial e na circulação, causando dormência e formigamento. Erguer o braço acima da cabeça também não é a melhor escolha, pois sobrecarrega os ombros e pescoço e causa dores.

A conchinha também não é favorável para pessoas que sofrem com dores na coluna, nos ombros e nos braços.

Então é isso pessoal, satisfeitos com a forma como dormem? Qualquer dúvida ou comentários, podem usar o nosso espaço aqui para dar a sua opinião, e até o próximo artigo.

Sair da versão mobile