Isso mesmo que vocês estão lendo! Desde que comecei a usar o meu novo smartwatch da Xiaomi, o Amazfit GTR 3 Pro, a bateria do meu celular passou a durar entre 20% e 30% a mais.
Eu sempre carrego a bateria do meu smartphone pela manhã. Trata-se de um Zenfone 9, com uma capacidade de 4300 mAh, o que significa que a bateria é suficiente para um dia inteiro de uso intenso, incluindo música, Bluetooth, fones de ouvido P2, YouTube, jogos, redes sociais, entre outros. Antes, chegava em casa por volta das 21 horas com apenas 15% de bateria restante. Agora, com o uso do smartwatch, a bateria do celular nesse horário ainda se encontra entre 25% e 40%.
Mas de onde vem esse milagre?
Se observarmos os gráficos de consumo, a maior parte da bateria do telefone é gasta pelo tempo de tela. Como interagimos com várias pessoas durante o dia, acabamos pegando bastante o celular para verificar as notificações que constantemente aparecem na tela. Além das mensagens, também recebemos notificações de aplicativos, do sistema, alarmes, lembretes, e assim por diante. Cada notificação que aparece nos obriga a retirar o celular do bolso, acender a tela e navegar pelos menus até chegarmos à mensagem em questão.
É aqui que o relógio inteligente entra em ação: o celular transmite essas notificações para o smartwatch, permitindo-nos verificar as mensagens sem precisar ligar o celular a cada vez. Pode parecer uma ação rápida, mas ao longo do dia, isso consome uma quantidade significativa de bateria. Com o smartwatch, estou economizando energia. Além disso, é uma opção mais segura: evitamos pegar o celular na rua, o que é benéfico para a segurança, reduzindo o risco de furtos e assaltos, e também mantém nossa atenção na rua, evitando acidentes. Quantas pessoas já caíram em buracos ou foram atropeladas por estarem olhando para o celular no meio da rua? Com o relógio, basta levantar o pulso para uma posição horizontal e recebemos a notificação.
Outra vantagem é que, como a tela do relógio inteligente é pequena, as mensagens são resumidas pelo sistema, o que nos ajuda a economizar tempo.
Vocês já haviam pensado nisso?”