Última atualização em 27 de abril de 2023
Em 2022 eu modifiquei minhas metas referentes ao trato com finanças. A mais importante é nunca pagar assinatura por um serviço que não seja satisfatório para mim ou que eu consiga de graça com qualidade igual ou superior.
De graça com qualidade igual ou superior
No século XX essa afirmação era utopia, uma brincadeira de mal gosto, mas agora que as empresas negociam nossos dados, a maioria dos serviços web estão ficando “grátis” (entre aspas) como o email gmail então não justifica você pagar um serviço para ter esse mesmo benefício ou para não ver propagandas (como se isso fosse impossível).
Vale dizer que quando encontro um aplicativo que gosto, e que seja pago para uso vitalício, eu compro sem pensar duas vezes: meu problema não é com valores, o meu problema é com a obrigação de pagar aquele serviço todo mês para o resto da vida.
Então, vamos aos serviços que no fim das contas eu assino e o porquê dessa escolha:
Google One
Sim, tenho meu próprio serviço de nuvem: um poderoso NAS da Synology com 8 TB de espaço e muitos serviços disponíveis online. Então, porque eu assino o Google One? Pela praticidade! O serviço faz o meu backup do WhatsApp (atualmente está em 8 Gb) com criptografia, backup das minhas fotos e vídeos automaticamente, além de me disponibilizar um bom espaço no Drive. Confesso que o Drive é mais para uso dos meus parentes, já que é complicado ensinar a um ser humano normal, com todos os parafusos no lugar, como utilizar uma pasta compartilhada no NAS via VPN e ip mascarado. Já trabalhar com o Google Drive é algo nativo de qualquer telefone, seja Android, IOS ou qualquer sistema que venha a surgir, é só colocar o gmail no meu grupo familiar e compartilhar o espaço e os benefícios.
Netflix
Estou em cima do muro. Antigamente a Netflix conseguiu um feito espetacular: acabar com a pirataria no mundo, trazendo um ótimo conteúdo, produções fantásticas originais e um bom catálogo para quando estávamos com vontade de relembrar algum filme de nossa infância.
Só que hoje em dia ela está enchendo a programação de séries e filmes de baixa qualidade, está detonando as franquias colocando conteúdo politicamente polarizado e modificando produções antigas com temas atuais, mas que fogem da essência do que eram, sob a justificativa de serem voltadas para outro tipo de público. O problema é que não é o público que paga a assinatura! Confesso que só mantenho a assinatura por shows pontuais, como por exemplo Breaking Bad, Sandman e The Witcher, mas no dia que me aborrecer, pego esses 10 dólares e passo para uma Apple TV ou Paramount, que se preocupam mais com seus assinantes.
Amazon Prime
3 dólares e centenas de benefícios. Confesso que pago mais pelo frete grátis. A empresa é tão eficiente que já comprei um produto pela manhã e ele foi entregue no fim da tarde. Os “catálogos” de lá me lembram uma locadora, nostalgia pura: “Lei e Ordem”, “Dois Homens e Meio”, “The Office”, etc. e tem algumas produções originais que valem cada centavo pago.
Vivo Fibra
No meu bairro é a única alternativa decente. Não temos TIM e a Claro/Oi/“Planos particulares” deixam a desejar na qualidade. Temos que ficar ligando para essas empresas a cada semana para lembra-los que pagamos um plano para ter xxx megas de velocidade e não a metade disso.
Obs: A Vivo Fibra também está me dando HBO Max de graça
Tim Beta
No custo-benefício é o melhor plano de telefonia móvel no meu estado. 20 Gb de dia + 60 Gb a noite para uso de Dados, além de alguns pacotes para aplicativos e o Deezer Premium incluído no pacote (uso o Flow, deixo rolando o dia todo as músicas aleatórias que o algoritmo seleciona com a minha cara, mas se não fosse de graça não pagava, prefiro ter minhas mp3 sincronizadas localmente em todos os meus dispositivos via Google Drive). É duro conseguir gastar tudo isso.
Bike Itaú (plano anual)
Sim, tenho bicicleta, mas algumas vezes você quer ir a algum lugar e é perigoso deixar sua bicicleta na rua, ainda mais uma Caloi Clássica Original de 1995… Então durante o dia, para minha mobilidade em meu bairro, vou de Bike Itaú, elétrica pela manhã para não chegar no trabalho com a roupa molhada de suor, e convencional a tarde para voltar para casa ou ir em algum compromisso.
Uma boa dica é fazer o plano anual na época da Black Friday, o valor chega a ficar um terço mais barato.
Espero que minha relação tenha sido inspiradora para vocês. Se tiverem uma dica para mim deixem nos comentários.